quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

QUANDO NADA DÁ CERTO...


Para que uma coisa dê certo na sua vida, você precisa ter vontade. Quando eu quis trancar a faculdade de enfermagem para tentar o vestibular de medicina pela 5ª vez, o que me moveu foi a vontade de passar e realizar um sonho. Se não houver vontade, qualquer pequena difiuldade vai parecer intransponível. O post de hoje começa mais ou menos assim...

A semana tem 7 dias e todos os 7 eu passo dentro do hospital. Não há um final de semana sequer, não há uma mísera manhã de dia útil em que eu possa acordar e tomar café tranquilamente porque vou ficar em casa: é sempre correndo para não perder o ônibus e chegar atrasada. Sábado sim, sábado não eu chego no IMIP às 6 e meia, evoluo os meninos nas carreiras e vou andando até a Conde da Boa Vista atrás de um ônibus que me deixe no Pina; aí são mais 6 horas de aula no SJT. Sábado de Carnaval, dia do Galo, quando quase ninguém vai estar na rua Imperial e adjacências, eu vou ter que sair de casa para evoluir no IMIP e seguir direto para o Memorial Guararapes - que fica pertinho, em Prazeres - de ônibus. Até agora vou folgar na segunda, terça e manhã da quarta (sim, porque à tarde terei que estar no IMIP de novo...), mas nada está confirmado.

Então o Capitão diz: "Sim, mas quem quis isso foi você!". E ele tem razão. Quem me obrigou a fazer medicina? Quem me obrigou a escolher o IMIP? Quem me obriga a dar plantão no Memorial? E quem me obriga a fazer SJT? Posso até ter uma resposta pronta para cada uma dessas perguntas [meu sonho me fez fazer medicina; precisava rodar no IMIP para decidir onde quero fazer minha residência; preciso M-U-I-T-O do (pouco) dinheiro que o Memorial me paga; o SJT é uma ajuda para estudar para a residência], mas a verdade é que foi escolha minha e pronto. Médico tem que estudar. Tem que dar plantão de 12 horas, chegar em casa morto e ainda estudar. Acabou-se.

Entretanto, voltando ao começo, para que uma coisa dê certo, é preciso ter vontade. É assim então que eu não estou conseguindo dar conta das apostilas do SJT: uma após outra vai surgindo e uma após outra vai ficando incompleta... É assim que não leio 1/3 dos capítulos que deveria ler para o IMIP: passo o dia lá fazendo papel de peão, chego em casa abusada disso e vou dormir às 9 e meia... E é assim, seguindo essa marcha, que não vou passar em residência nenhuma e me tornarei uma médica medíocre. Acabou-se outra vez.

O Capitão tem razão quando olha para mim e diz: "Você não está estudando, depois que não passar não venha com conversa mole". Quando não existe vontade, tudo é desculpa. E eu não estou estudando.

Agora já são 5 e meia da manhã e o IMIP me espera de novo...

Nenhum comentário: