
O sofrimento é o jeito que Deus arrumou de quebrar todas as nossas barreiras e finalmente ficar pertinho de nós. Papai está sofrendo muito, mas tenho certeza de que esta é a oportunidade que o Pai deu a ele para que expiasse seus pecados e se tornasse um pouquinho mais santo. Todos nós temos pecados. Quando Deus chamar papai e esse sofrimento todo terminar, certamente ele já estará guardando para ele um lugarzinho ao seu lado no céu.
Esta não é uma reflexão triste, é uma reflexão de verdade. Se uma futura profissional de saúde não aceitasse que todo ser humano tem um ciclo, que ele nasce, cresce, vive, reproduz e também morre, seria uma eterna luta contra a natureza. E se papai está sofrendo tanto, com tanta dor, não seria sinal de que Deus não desistiu dele (apesar de suas numerosas limitações), e permitiu que ele participasse um pouquinho do sofrimento de Cristo antes de sua morte? Se Cristo, o Filho de Deus, sofreu bastante antes de morrer, não é uma honra para papai poder também sofrer junto com Ele, para também sentar ao lado dos anjos e santos depois da morte?
Foi o Papa João Paulo II quem fez uma reflexão parecida com essa quando estava doente. E o Padre Léo (que morreu de câncer no início do ano) também completou: não sabemos por quê Deus permitiu que essa doença dominasse papai, mas sabemos para quê. É para que ele seja mais santo e possa morar com Jesus no céu. Não tenho dúvidas disso. Por isso sempre rezo para que Deus tenha misericórdia de papai, de suas inúmeras fraquezas, e não permita que esse sofrimento seja imensamente prolongado. É câncer, está avançado, tem metastáse, é incurável: diante de tudo isso, eu só não queria que ele sofresse por muito tempo...
Mas...
Esse post também é alegre, para dizer que compramos a geladeira e a máquina de lavar, e que agora, de todos os itens da nossa casa, só falta o colchão!
E faltam apenas 26 dias! :D