segunda-feira, 20 de outubro de 2008

AMONTOADO DE IDÉIAS


Uma amiga muito querida ganhou um anel de compromisso. Que coisa linda um anel de compromisso dado por alguém que te ama! Lembrei (sem querer) que não ganhei um anel de compromisso. Ou melhor, ganhei sim, do meu então namoradinho apaixonado, porém forçado a dar um anel pelo qual implorei durante meses... Bichinho... É verdade que o Capitão jamais teria a idéia de me dar o presente, não que não gostasse de mim (gosta, eu sei que ele gosta), mas quando Deus criou meu maridinho ele não o cumulou de romantismo e sentimentalismo. Assim eu, uma namorada cheia de amor, pedi, pedi, pedi, até que ele me deu no Natal em 2001. Enfim, digamos que um anel de compromisso forçado não tem assim, taaaaanta graça. Bom, a culpa foi minha. Assim como também não ganhei uma aliança de noivado, porque quem pediu o noivo em casamento fui eu. Mas veja, volto a dizer, a culpa é minha. Parece que agora eu consigo perceber isso. Como é que se ama uma pessoa querendo que ela seja outra? Estou quase chegando à conclusão de que se eu não tivesse tentado fazer tudo tão depressa as coisas hoje seriam diferentes (e talvez eu tivesse casado após 20 anos de namoro, mas isso não vem ao caso...). Mas veja de novo, sempre é tempo de mudar, não é? Sempre é tempo de amar uma pessoa como ela merece, com as qualidades e os (inúmeros, porém suportáveis) defeitos. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza... Têm algumas coisas que ficam mais claras depois de 11 anos e 3 meses...

Uma tristeza essa história da menina de Santo André, mas hoje à tarde tive um pensamento que consola. Uma vida foi perdida e tragicamente perdida. Ninguém merece morrer aos 15 anos por causa de um louco metido a Don Juan e uma polícia despreparada que acha que bandido é gente (por isso não pode levar um tiro no meio da testa...). MAS, se uma vida foi perdida, três foram salvas com os órgãos dela. Acompanhem o raciocínio: a gente tem pena da menina do seqüestro, mas a gente não fica feliz porque 3 pessoas deixaram de morrer? Uma moça de 22 anos recebeu o coração dela. Se essa moça morresse a gente iria chorar? Tá bom, raciocínio doido, mas eu só quero dizer que ninguém entende os desígnios de Deus, e talvez o plano que Ele tivesse para Eloá fosse justamente esse. Três pessoas poderão sonhar novamente e uma está com Deus no céu. Padre Paulo - em um momento de lucidez que agora ficou raro... - disse que se a gente soubesse como o céu é um lugar feliz, todos nós iríamos querer ir pra lá. Não consola pensar assim? Eloá está lá, sem medo, assim como papai também está, sem aquela dor terrível do câncer terminal. É isso que eu acho...

Por último, quase que voltando ao primeiro assunto, a gente passa a vida querendo que as pessoas gostem de nós tanto quanto gostamos delas. E elas gostam? Não. A gente fica lá, pulando, fazendo sinal, tentando chamar atenção e parece que ninguém enxerga. Sabe, não deveríamos precisar da atenção de determinadas pessoas, só mesmo daquelas que se dispõem a nos dar atenção. Porque a frustração é um sentimento revoltante!

Amontoado de idéias. Não se fazem mais posts como antigamente...

Nenhum comentário: