sexta-feira, 6 de março de 2009

MEU CORAÇÃO EM TUA CRUZ


O rodízio de Pediatria é morto. Segunda-feira começa o de Ginecologia. Em maio, Clínica Médica. E depois, caso eu sobreviva, alea jacta est: terei terminado esse curso sem fim.

Um comentário sobre a bola da vez da imprensa local: o caso da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto e ex-grávida de gêmeos. Fizeram o aborto da menina e agora a nova mania nacional é crucificar Dom José Cardoso por ter dito que todos os envolvidos no processo (exceto a garota) estão automaticamente excomungados pela Igreja. Peraí, devagar com o andor! Faço minhas as palavras do filósofo Cardinot: quem é católico praticante SABE que aborto é pecado, condenado pela Igreja, sendo uma infração ao 5º mandamento (Não matarás). Está no Catecismo, não é invenção de Dom José. O Código de Direito Canônico pune os praticantes deste pecado com a excomunhão. Isso é automático e INDEPENDE da vontade do arcebispo: ele apenas faz o que a lei da Igreja manda. Agora, se a lei brasileira aprova o aborto em casos de estupro, pois bem, é uma posição dela. A Igreja não é obrigada a ir contra os seus princípios - construídos sobre uma base de mais de 2000 anos - para atender à legislação do país A ou B. Para ser bem sincera, neste país ninguém pergunta a posição da Igreja para tomar decisão nenhuma, ou pergunta? O Ministro da Saúde perguntou o que o bispo achava antes de autorizar a distribuição de camisinhas no Carnaval, pregando a prática do sexo livre e "seguro"? Diga-se de passagem, se alguém de fato usasse aquelas camisinhas eu não via o que vejo no Memorial, aquelas mulheres sem nenhum futuro, já HIV positivas, dando à luz criança atrás de criança, sem a menor preocupação com a vida delas. Mas ele acha que distribuindo preservativo e fazendo comercial na TV está evitando a propagação das DSTs. Ninguém quer saber o que a Igreja acha disso, nessa hora a opinião do bispo não tem nenhuma importância. Agora numa questão polêmica como a dessa menina, em que todo mundo fica cheio de dedos para dar uma posição, aí sim, chama o bispo, pergunta o que é que ele acha, para depois cair em cima dele. Quer dizer que agora o fato de todo mundo ter sido excomungado importa? É todo mundo santo, frequentador da Igreja, e estão deseperados com o fato de não poderem mais receber a comunhão? Se fossem, sabiam que aborto era pecado, sabiam que iriam se punidos e NÃO TINHAM FEITO. Se fizeram, então vamos deixar de hipocrisia porque isso significa que a opinião do bispo não tem importância nenhuma.

Não sou defensora de Dom José. Acho que ele é muito severo e erra bastante em várias questões. Mas nesse caso eu tenho que defender a minha fé e a minha Igreja. O Ministro do Meio Ambiente disse na TV que estava "revoltado" com a posição de Dom José. Senhor ministro, com todo respeito, o senhor fica igualmente revoltado com o fato de que a lei brasileira condena os estupradores a NO MÁXIMO 10 anos de prisão? Ou seja, o senhor fica revoltado com o fato de que o monstro que abusou dessa menina por 3 anos (desde que ela tinha 6) provavelmente vai ser solto antes que ela entre na maioridade? Isso revolta o senhor? Será que só existe ela no país inteiro? Cardinot deu pelo menos mais 3 exemplos recentes, inclusive de uma menina de 10 anos que engravidou e TEVE O BEBÊ do padrasto. Se as autoridades usassem a "revolta" de que falou o ministro para tornar as leis mais rigorosas e punir verdadeiramente esses criminosos, talvez tivéssemos resultados mais efetivos e não precisássemos mais discutir se devemos ou não permitir o aborto em casos parecidos com esse. Até porque, pergunto eu, tirar os gêmeos da menina resolveu o problema ou apenas aliviou o incômodo da sociedade de ver sua hipocrisia crescendo junto com a barriga dela?

Sou contra o aborto, como católica e (quase) médica. Em qualquer circunstância. Mas não sou capaz de condenar essa menina nem a mãe dela, apenas acho que não deveria ter sido feito. Entretanto, já que acharam melhor fazer, muito bem, agora aguentem as consequências. O resto, deixemos aos cuidados da justiça de Deus.

Nenhum comentário: