terça-feira, 21 de julho de 2009

A TAÇA DO MUNDO É MINHA!!!


Hoje é 21 de julho de 2009, um dia muito importante. Exatamente hoje acabaram-se as minhas atividades no internato. Se não fosse uma prova de Clínica Médica depois de amanhã (só para cumprir tabela, não vai influir em mais nada), eu poderia dizer oficialmente que não pertenço mais ao mundo dos doutorandos. Mas já estou dizendo isso mesmo sem ser oficial!

5 anos de vestibular, 4 anos de aulas, 2 anos de internato. 11 longos anos lutando apenas por uma coisa: ser médica. Em nenhum outro momento essa jornada teve tanto significado como agora que ela terminou. Ouvi críticas por trancar a faculdade de enfermagem (até meu paizinho querido achou que eu deveria deixar de besteira e ser enfermeira), vi todos os meus amigos do colégio se formarem e vencerem na vida, vi minha irmã mais nova terminar o mestrado antes de eu concluir a graduação! Esse tempo todo lisa, andando de ônibus, estudando com um povo acostumado a comprar tudo o que quisesse. Casei e vim morar no Chico - e essa parte prefiro nem comentar. 26 anos e ainda dependendo dos outros, tendo que ouvir mamãe dizer com o que eu deveria ou não gastar o dinheiro que ela me dava. 11 longos anos...

Mas hoje, finalmente, as coisas começaram a mudar. Recebi 2 boas propostas de emprego. Eu disse 2 BOAS propostas de emprego na Região Metropolitana (porque no interior eu tinha várias, mas apareceu esse bebê...). Empregos que vão me garantir realizar os 2 sonhos mais imediatos da minha vida: comprar um carro para mim e o Capitão e me mudar desse lugar onde sou obrigada a viver. E quando eu digo carro estou querendo dizer carro mesmo (não carrinho...), e onde tiver "apartamento" leia-se Home Service. Isso significa que eu passei os últimos 2 anos da minha vida lavando banheiro e limpando chão de cozinha - entre um capítulo de livro e outro - mas daqui a pouco tempo - muito pouquíssimo (se isso existir!) tempo - eu estarei no lugar em que sempre quis estar. E mais do que querer, eu estarei no lugar onde mereço estar!

Posso estar desenvolvendo um surto de grandeza, é verdade, mas não daria para explicar a satisfação que estou sentindo agora. É como se finalmente tudo fizesse sentido, todos os meus esforços, todos os meus anseios e tudo o que eu tive de ouvir durante esses anos. Semana passada fui obrigada a escutar de uma funcionária de oficina mecânica que ser médico hoje em dia não significa nada, que os mecânicos conseguem ganhar até 3 mil reais no lugar onde ela trabalha! Bateu uma vontade enorme de perguntar: "Querida, você acha que 3 mil reais é muito dinheiro? Ô, amiga, deixa eu te contar quanto eu ganharia se fosse trabalhar em Petrolândia!...", mas, é claro, sou uma pessoa fina e educada... Porque a medicina para mim não é apenas uma questão financeira; se fosse, eu faria residência de anestesia, radiologia ou qualquer outra área, menos pediatria, a mais mal paga das especialidades médicas. Agora, por favor, se quiserem falar de dinheiro, tudo bem, a gente fala! Não venha você, que muito mal terminou o 2º grau, não passou em vestibular nenhum e hoje ganha a vida numa oficina mecânica e mora de favor na casa da sogra, não venha você dizer que meus 11 anos de esforços não significam nada! Só que antes eu tinha que escutar isso e voltar a pé para minha casa no Chico, vendo meu marido cheio de dívidas, a gente sem dinheiro para comprar um carro nem viajar no aniversário de casamento. Como é que eu poderia dizer alguma coisa? Entretanto a partir de hoje eu posso, porque lutar por um sonho e ser médica vai passar a fazer sentido. Se alguém ainda teimar em dizer que não, mostro a chave do meu carro zero e vou embora para o meu flat quase à beira-mar! =D

Afff! Assim nem eu me aguento! rsrsrs

2 comentários:

Renata Maria disse...

Ave Maria q tá parecendo até Lady Kate falando (tudo meu, tudo meu kkkkkk). Parabéns Marcella !!! Acompanhei boa parte da sua luta e sei o quão saborosa é sua vitória. O melhor ainda está por vir. E eu quero andar de carro novo e tomar coca-cola no home service kkkk. Beijão.

Monica disse...

Adoreeeiiii! Desejo tudo em dobro, pq vc mereceeeee!!!!!
Parabéns!!!!