terça-feira, 9 de março de 2010

ENQUANTO ANA LUIZA DORMIA...


Depois de 6 dias nessa minha nova vida de mãe, apareceu um tempo (com Ana Luiza dormindo calmamente no bercinho depois de mamar e trocar a fralda) para escrever no Veleiro. Engraçado isso, a rotina dela é bem simples - banho, fralda, peito e berço - mas acaba tomando o dia todo! De repente é noite e você está acabada, moída, parecendo que correu uma maratona. Vai ver é quase uma mesmo...

Tive um parto tranquilo porque escolhi a via para a qual estava psicologicamente mais preparada. Se você não gosta de bloco cirúrgico, máscara, seringa e agulhas, nem faça cesária. Durante a cirurgia há uma pressão sem tamanho na barriga para tirar a criança, se você estiver estressada pode achar que estão tirando também seu estômago. Ana Luiza nasceu com uma circular de cordão no pescoço (coisa que não tinha há um mês atrás, como disse depois da USG) e por isso ficou um pouquinho engasgada, não deu logo aquele choro que eu estava esperando. A primeira imagem que tenho dela é aquela coisinha pálida, toda suja de vérnix caseoso, amarrada no cordão e tentando respirar. Mas deu tudo certo no final e nós duas tivemos alta com menos de 48h.

Dizem que os primeiros 15 dias com um bebê são aterrorizantes; é mais ou menos isso. São 9 meses de gravidez mas a sua ficha só cai depois que chega em casa. Nem na maternidade você se sente tão mãe, porque há todo um aparato pra te ajudar. Eu pensei que o pior seriam as noites em claro, mas até que estou lidando bem com essa parte; o pior está sendo a amamentação. Porque bebês nascem apenas com o reflexo da sucção, mas mamar é algo muito mais complicado para eles. Ana Luiza ainda não conseguiu a abertura de boca ideal para abocanhar toda a aréola, como é recomendado, às vezes fica chupando e não sai nada. Isso estressa o bebê - que continua com fome - e a mãe - que fica toda cheia de ferimentos. E fissuras mamárias doem, doem muito, fazem o ato de amamentar um ritual de tortura. O Capitão sabe bem do que eu estou falando, já que acabam sobrando para ele os abraços e as palavras de incentivo. Graças a Deus a coisa está evoluindo e já vejo alguns progressos meus e dela.

Bom, eu tenho que ir. Minha princesa acordou. É ela quem manda nessa casa agora...


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Eu sou também Pernambucano,mas moro em Goiânia,Go.Tive a liberdade de enviar este comentário pois este seu blog e esta foto de sua filha me lembrou da Ana Luiza que tenho aqui, e que é a minha filha mais velha. Isto mesmo,tenho uma filha que se chama Ana Luiza,como a sua. Só que a minha tem 22 anos de idade e já está se formando em Direito.Desejo tudo de bom para você. Felicidades para o casal também. ALG-GOIÂNIA,GO

Luciana Cavalcanti disse...

Muito bem, Ana Luiza!!! bote moral... mostre quem é que manda aí...!

Ju disse...

Oi Marcella, obrigada pela visita !!!E que nome de bom gosto você escolheu pra sua pequena ! rsrs
Parabéns, a Ana Luíza é muito linda! E não desanima não , viu... daqui 1 ano mais ou menos ela aprende a dormir.rsrs.Você acredita que ontem ela teve que tomar um antialérgico e dormiu dez horas seguidas e eu não consegui dormir???rsrs Mãe é mãe. Dormir , nunca mais...mas a gente se acostuma.
Agora estou te seguindo ! beijão e parabens pelo blog.adorei.