segunda-feira, 25 de julho de 2011

AS MALVADEZAS NOSSAS DE CADA DIA...

Ana Luiza sempre tomou as vacinas sem muito drama. Talvez por eu ser médica e seringas fazerem parte da minha rotina, talvez por ela não ter tido reação nem mesmo àquelas mais chatinhas, o fato é que eu mesma a segurei no braço em todos os meses que necessitou levar as "furadinhas", sem caqueado. Mas nesse 1º semestre a minha vida desandou e eu acabei atrasando as vacinas - minha culpa, minha tão grande culpa - e pra não passar vergonha diante da pediatra resolvi atualizar o calendário todo num dia só. Então, pela 1ª vez, deu pena de ver a bichinha levar tanta injeção...

Antes de ser insultada, deixem-me explicar: é claro que ver uma agulha entrando na perninha da minha filha incomoda. Mas não é para o bem dela? Criança esquece a dor no mesmo instante, basta distraí-la depois da vacina e pronto! Pode ficar chatinha um dia ou dois, mas é muuuito melhor que ficar doente! Como médica evito a todo instante prescrever medicamentos injetáveis para as crianças, a não ser que seja realmente necessário, porque Dipirona xarope tem o mesmo efeito que Dipirona intramuscular. Mas vejo diariamente mães que dificultam a coleta de sangue dos seus filhos, as vacinas, porque não aguentam vê-los levando algumas furadinhas! Assim também não!

Em segundo lugar, quando resolvi dar 3 vacinas injetáveis no mesmo dia - ui! - foi pensando assim: pelo menos a dor é de uma só vez. Lulu nunca teve reação a vacina nenhuma, num instantinho passa! Melhor que levar duas hoje e ter que tomar outra na semana que vem. Juro, foi pensando nela...

Claro que a atendente da clínica de vacinação, a enfermeira, minha mãe, até a pediatra dela, todo mundo achou que eu exagerei... Lulu se agarrou no meu pescoço quase que pedindo "Mamãe, me salva!"... Pra ser solidária, tomei no mesmo dia a 2ª dose da vacina contra varicela (nunca tive catapora, já viram isso?), mas não adiantou muito pra aliviar o peso na consciência. E pra jogar a última pá de terra, Lulu achou de ter febre e andar mancando... #MIMATEM.

No dia seguinte, tudo bem, nada de febre, perninha normal, sorriso como se nada tivesse acontecido. E a mãe tá aqui, 5 dias depois, soterrada debaixo de tanta culpa, ainda sem se recuperar da enorme maldade que fez com a pobre filha. Ai, Jesus...

P.S.: Lulu me perdoou depois que comprei um Patatá pra ela. Simples assim.

3 comentários:

Paty Fortunato disse...

Eu tb fico com o coração apertadinho deixarem furar meu filho, apesar vacina ele nem chora, é super tranquilo... o q dá dor mesmo é pra furar feia pra colocar medicamento, meu filho ficou internado por duas vezes, eu sofria junto com ele nessa hora, ui!
Mais é para bem né? Um mal necessário =)
Imagino como a pequena ficou feliz com o patati rs

Beijocas!

Vivian disse...

Dá dó, mas encaro bem igual vc. Levo, seguro, ele chora, mas logo passa. Ele não teve reação a nenhuma até agora tbm.
Aposto que a Lulu nem se lembra mais! É para o bem dela né? Então, nada de culpa!
Bjo

Testes da mamãe disse...

OI, adoreiiiii seu blog, parabéns!!! Estou te seguindo, e estarei sempre por aqui lhe visitando,sou Mãe de um bebê de 11 meses, criei um blog atualmente sobre dicas e testes de produtos de bebês, se puder retribuir e seguir o blog agradeço, se puder dá uma passadinha lá,o endereço é: http://testesdamame.blogspot.com/
Bjsss