quarta-feira, 31 de outubro de 2007

COMO ERA PRA TER SIDO MESMO????


Pensamentos soltos que invadem a cabeça de alguém doente, com febre, tosse e dores pelo corpo, que veio se refugiar na casa da mãe porque não agüentava mais ficar sozinha...

Talvez eu tenha me apressado e devesse ter me casado apenas após a faculdade. Ou melhor, apenas após ganhar dinheiro. Para morar no apartamento branco dos meus sonhos (por que ele tinha que ser branco? Ora, porque tinha, e deixem-me continuar!), com a cozinha arejada dos meus sonhos, uma mesa de mármore pequena, apenas para as pequenas refeições, e uma área de serviço onde coubessem prateleiras de acrílico. E uma varanda para colocar rede. E jarros de plantas.

É muito? Pode ser, mas eu vou ser médica, e isso é possível. Sim, concordo, não estou estudando como deveria, mas levem em consideração que estou doente e que essa semana, de fato, já está perdida. A verdade, amigos, é que não sou uma dona-de-casa, não nasci para isso, não foi para esse fim que Deus me criou. Há pessoas que adoram cuidar dos detalhezinhos de suas casas, da cor das cortinas, da mesa posta para o jantar, do almoço de domingo... Eu não. Eu, se pudesse, pagaria para alguém resolver isso por mim, e com certeza pagarei um dia, quando vier o Bom Tempo. Não me apetece passar a manhã pensando no que fazer para o almoço, nem a tarde pensando na janta: eu quero é chegar em casa e comer. Não me apetece limpar privadas (apetece a alguém???), nem lavar o ralo do banheiro. Porque esse não é o meu dom, entendem? Eu sei que lavar banheiro não é dom de ninguém, mas estou falando em ter prazer nos serviços domésticos (e eu conheço gente que tem!), coisa que não existe em mim! Agora mesmo, estou aqui no meu antigo quarto, pensando em como era bem mais fácil administrá-lo, e lembrando que minha casa está cheia de poeira e com pratos para lavar (deixe-me lembrá-los novamente que estou doente, não posso ficar colocando minha mão na água, e além do mais a febre causa um mal-estar tremendo...).

Bem...

As pessoas têm direito de não gostar de serviços domésticos, como eu, mas essas pessoas então têm que trabalhar duro para juntarem dinheiro e pagarem a alguém que esteja disposto a fazer o trabalho pesado. Então pessoas como eu não podem se casar antes de ter esse dinheiro, porque fatalmente terão de virar donas-de-casa e passar seus dias entre a máquina de lavar roupa e a pia de pratos. Principalmente se o felizardo escolhido também for totalmente desprovido de atributos financeiros, o que obrigará o casal a viver no mais completo liseu, e transformará as noites de sábado num verdadeiro tédio!!!

Ufa! É bom desabafar por aqui...

Eu nunca quis morar no Chico, nunca quis cuidar de casa (pensei que meu marido fosse me ajudar, mas isso eu nem comento...), não sei cozinhar (nem gosto!), não sei passar ferro e não tenho dinheiro. É fato: talvez eu tenha errado mesmo. Eu e o Capitão nos divertíamos mais quando éramos solteiros e eu não precisava esquentar comida pra ele à noite. A história da galinha dos ovos de ouro é verdadeira: a gente tem um ovo de ouro por dia durante o namoro, mas de repente queremos ter tudo de uma vez só, casamos, abrimos a galinha e descobrimos que não há mais ovo nenhum! Há o dia-a-dia dessa solidão tremenda, de fazer as três refeições sozinha (porque o Capitão tem hora de ir ao quartel, mas não tem hora de chegar...), dia-a-dia de passar pano nos móveis hoje e ver tudo sujo de novo amanhã (porque o apartamento resolve ser na avenida...), lavar pratos, guardar pratos e ver a pia encher de pratos outra vez... E eu queria mesmo era ter meu escritório (como papai dizia...), com uma mesa grande, para eu estudar meus assuntos da prova de residência sem ter que me preocupar com mais nada...

Alguma coisa está errada nesses sentimentos, e pode ser porque amanhã seria o aniversário de 72 anos de papai, e logo no dia seguinte é dia de Finados, e eu vou passar a manhã toda acampada no cemitério com mamãe, lembrando... Pode ser porque esse quarto e essa casa me lembram ele, e querer voltar atrás é quase como querer que ele volte pra gente de novo... Pode ser porque eu estou sozinha, e isso mete medo em qualquer um... Enfim, tem alguma coisa errada por aqui.

Enfim...

Nenhum comentário: